sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Grave sua banda com R$ 300,00 – Parte 2

Saudações, se você está acessando nosso blog pela primeira vez, seja bem-vindo e indico que leia também “Grave sua banda com R$ 300,00” (a parte 1) e divirta-se.

TRAZENDO OS ARQUIVOS PARA CASA.
Continuando nosso papo, vou falar sobre trazer os arquivos gravados no estúdio, as 11 faixas do disco abertas no ProTools, para minha casa, e, embora eu esteja trabalhando com este mesmo software em casa, acredito que a maioria não o utilize, o que não impede de você mixar seu disco em outras plataformas, no Cakewalk Sonar por exemplo.

Vou narrar meu dilema abrindo os arquivos em meu Protools em casa, e no post “Parte 3” explico como abrir e mixar a sessão ProTools em outro programa, não é nenhum bicho de 7 cabeçar, ou no meu caso de 15 tracks de áudio. (rs)

Bem, primeiro que, para facilitar o trabalho, gravamos tudo em uma mesma sessão do ProTools, ou seja, o técnico do estúdio alinhou tudo, apertou o REC, e deixou a gente lá dentro, bastava que entre uma faixa e outra fizéssemos silêncio e começássemos a próxima canção.
Então todos os áudios vieram em um mesmo arquivo, o que gerou aproximadamente 30Gb de dados, e transportar isto não é muito simples, pois, ou você conecta um notebook em rede com o micro do estúdio (opção meio lenta), ou arruma vários PenDrives (muitos, ou alguns de grande capacidade), ou dividi tudo em DVDs (diversos), correndo o risco de esquecer algum arquivo, ou arruma um HD externo, que foi o que fiz (infinitamente mais rápido).

Chegando em casa, conectei o HD externo no meu PC, transferi todos os dados para minha máquina e abri o Protools.
Maravilha, tudo abriu, funcionou, tocou, alegria geral.
Aí passei a fazer um comando simples, salvava o arquivo original com o nome de uma canção e deletava todas as partes de áudio, de todas as tracks, que não se referiam a esta canção, pois o que eu queria era uma sessão para cada música, pois mixagem é também trabalho de arte e com certeza este trabalho vai mudar de música a música, natural.

Perfeito, fiz isto em uma canção, depois em outra e, por um estalo divino, fui verificar o que acontecia com a capacidade geral do meu PC em questão de Gb em meu HD.
E pra meu susto, ele perdia Gb como água vazando aos montes, dos 100Gb que eu tinha disponível de repente eu já tinha somente 40Gb, e eu só tinha dividido 2 canções.

Que raios está acontecendo?

Resumindo, descobri que, ao “Salvar Como” o arquivo original do ProTools, ele criava uma nova pasta com o nome daquela canção e dentro da pasta existia a chamada pasta “Audio Files”, o que é normal no ProTools (e também em outros programas), só que dentro desta “Audio Files” ele deixava todos os arquivos originais, ou seja, as 2 horas de gravação da sessão original, aquela do Estúdio.
Se eu não fizesse algo, eu teria 30Gb vezes 11 (canções) dentro do meu PC, e ia explodir minha máquina (rs).
Bem, pensei: sou iniciante neste programa e estou fazendo alguma merda; dito e feito.
Descobri o caminho das pedras nos tutoriais, apostilas e tudo o que eu venho juntando na internet, e a correção foi um processo meio lento, cirúrgico, mas seguro. (rs)

Fiz o seguinte, salvei a sessão original como o nome da canção-1, o ProTools criou a pasta desta canção, com a pasta “Audio Files“ dentro e com todos os 30Gb também lá.
Abri a nova sessão do ProTools, sessão “canção-1”, e descobri que precisava “Consolidar” as tracks, para que o programa deletasse realmente tudo o que existia em cada arquivo de áudio, antes e depois do trecho onde existia a canção-1.
Isto acontece por segurança, pois o ProTools não exclui nada, se você deletar, excluir, fuçar em qualquer coisa dentro da sua sessão, saiba que lá na pasta Audio Files ele não deletou seu arquivo original, o que é ótimo na maioria dos casos, mas não agora.
Bem, só que ainda havia um problema, eu consolidava tudo e o tamanho da pasta não diminuía, pelo contrário, aumentava e bastante, mais alguma merda em vista. (rs)

E realmente era mais uma deficiência minha em entender o programa, pois o ProTools não somente não deleta os arquivos originais, como ao Consolidar ele cria novos arquivos (que são estes consolidados) e os soma aos originais. Putz, e agora?
Voltei à prancheta, voltei às apostilas e ao pai Google, e descobri que, podemos visualizar no programa todos os arquivos que estão sendo utilizados pela sessão e também os que estão na pasta “Audio Files” de “bobeira”, sobrando, e então eu pude deletar estes arquivos “inúteis”, Graças a Deus e ás minhas horas de pesquisas. (rs)

Veja abaixo como fazer as duas coisas, Consolidar e deletar os arquivos inúteis à sessão.

Primeiro, na nova sessão, selecione toda a região que compreende uma canção e CTRL+E para dividir este material de áudio, delete o restante, o áudio anterior e posterior ao trecho dividido.
























Depois selecione tudo novamente e clique no comando Consolidate, ou ALT+SHIFT+3

























Aí vem a parte de analisar os arquivos inúteis a esta sessão e deletá-los para não ir triplicando estes Gb na sua máquina.










Ative, a guia das Regiões (Regions) que são os arquivos de áudio, ativar esta guia parece básico, mas em meu primeiro contato com o ProTools confesso que sofri procurando este raio deste botãozinho no rodapé do programa. (rs rs)

Ativando esta guia, basta selecionarmos os arquivos não usados (Unused) e com o botão direito escolher a opção CLEAR.







































Mas atenção, o programa vai te perguntar sobre você deletar de maneira “permanente” em seu Hard Disk, aceite esta maneira de exclusão do arquivo, caso contrário o nosso problema de triplicação em Gb continuará.















E claro, tenha backup de tudo isto, até agora e por vários dias eu não deletei nada do meu HD externo, por segurança, falarei sobre backups ainda, mais de qualquer maneira o básico é sempre ter sempre mais de uma cópia de tudo o que você está fazendo.

É isto turma, estou feliz com o blog, mas aguardo os pedidos e comentários de vocês, vamos construir este espaço juntos, pesquisarei daqui e somaremos informação.

Até breve, divulguem, assinem nosso Feed.

Abraço e até breve.

9 comentários:

Anônimo disse...

Legal!! Boa sorte,

dei umas cricadas nos ads..

abs

ernesto disse...

po parabéns pela iniciativa aí cara, vou acompanhar o processo aqui passo a passo, e espero pra ver o resultado final.

abraço!

Anônimo disse...

Muito Bom Shauan,
Vale acrescentar também que quem faz cover, pode usar um lap com uma pequena interface e o soft Guitar Rig e deixar os bancos montados, tanto pra violões como guitarra.

Abraço,

Teti

Shauan Bencks disse...

Grande comentário Teti

Inclusive Guitar Rig e uso de Laptop ao vivo é um assunto que estou estudando para abordar em breve, pois são ferramentas muito interessantes.

Abraço amigo e obrigado pela visita e contribuição.

Unknown disse...

muito legal, cara!

O Velho disse...

To acompanhando tudo, também.

;-)

Unknown disse...

muito bacana a iniciativa, tem alguma coisa pronta pra gente escutar

Shauan Bencks disse...

Ernesto, George, Teti, Velho, Fogo e Felipe
Obrigado pela visita de vcs e logo teremos coisas para ouvir sobre este meu processo de mixagem sim...
Até agora falei de gravação, agora vai começar a publicação sobre a mixagem e aó vou postar algo sim..

abraço a todos

nasad disse...

a5h62h4c84 s4l79e9z70 a0g08u5f71 g1w62f2e28 j3s81c3m87 k1f47h9d68

Produção em Áudio Headline Animator


Free Blogger Templates by Isnaini Dot Com. Supported by Used Car Pictures. Powered by Blogger